Módulos

ACONSELHAMENTO I e II
Análise crítica dos principais modelos de aconselhamento, incluindo os modelos pastorais. Promoção de diálogo fértil entre Teologia e Psicologia, a fim de estabelecer avaliação crítica dos limites das possibilidades e a percepção da natureza dos impasses ao exercício do mesmo. Proposta de se estabelecer uma pastoral , reveladora, libertadora e geradora de crescimento, a partir de uma análise atual e contextual dos dilemas, desejos e atitudes humanas. Fornecer elementos teóricos e práticos capazes de favorecer o aprimoramento da escuta do conselheiro de modo que esse possa extrair do discurso do aconselhamento elementos essenciais à compreensão das questões e conflitos existentes, a fim de potencializar ações mais construtivas.

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Das diferentes propostas jurídico-administrativas de governo eclesiástico. Planejamento, organização e execução de trabalho participativo. Comunicação, relacionamentos interpessoais e estilo de liderança. Finanças, estudos de referência teórica de modelos de administração. Diferenças e semelhanças entre administração eclesiástica e empresarial.

ANTIGO TESTAMENTO 1
Um estudo do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentando seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudo e análise de livros selecionados, com foco nos Nebiim - livros históricos e proféticos do A.T.

ANTIGO TESTAMENTO 2
Um estudo dos livros Poéticos e Sapienciais do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentando seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise dos livros.

ANTROPOLOGIA E CONTEXTUALIZAÇÃO MISSIONÁRIA
Estudo de categorias fundamentais do campo da Antropologia, com destaque a conceitos filosóficos como identidade e alteridade, e sua conexão com as demais ciências humanas e a realidade religiosa mundial e brasileira. Enfoque especial sobre as contribuições da antropologia para a teoria e prática das missões. Estudo das grandes religiões mundiais com vistas à contextualização do Evangelho em outras culturas.

APOLOGÉTICA
Compreensão de assuntos polêmicos e como refutá-los através dos princípios da bíblia. Usando a bíblia como ferramenta primordial na vida diária.

CRESCIMENTO DA IGREJA
Estudar a natureza da igreja local, os fatores que leva ela a crescer, notando os empecilhos a crescimento, com o propósito de montar modelos adequados para as nossas localidades.

CULTO E LOUVOR
Estudar as características e os componentes de um culto cristão. Desenvolver definições como: culto, música, adoração, louvor. Discutir os estilos atuais. Desenvolver a capacidade de estruturar um culto conforme ocasião e estilo.

DIDÁTICA

Reflexão sobre o fenômeno educacional como elemento constitucional do acontecer humano em sua função conservadora e inovadora. Reflexão filosófica e crítica sobre as grandes correntes de educação.

ECLESIOLOGIA
Levar o educando a refletir a relação entre a teologia e a prática da igreja, estimulando-o a desenvolver diretrizes e conceitos solidamente fundamentados que orientam sua ação. Conscientizar o aluno da relevância da unidade cristã no contexto da diversidade da igreja.

EDUCAÇÃO CRISTÃ I E II
Analisar as diferenças existentes entre educação e educação cristã. Compreender a atuação do ministério de educação religiosa na Igreja local. Identificar as atribuições e qualificações do educador religioso. Observar diferentes modelos de educação cristã, analisando a literatura educacional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II, III E IV
Acompanhamento da formação do profissional de Teologia em sua comunidade religiosa de origem, através da instrumentalização de técnicas de observação e apresentação de relatórios de observação de prática comunitária. Durante o curso o estudante realizara 360h.

ESTRATÉGIA MISSIONÁRIA
Estudar a natureza da tarefa missionária. Apreciar as diferenças culturais. Ter a noção de como as pessoas constroem sociedades e sistemas de pensamentos. Entender o processo de comunicação transcultural. Aprender como contextualizar a mensagem do evangelho e exercer um ministério int6egral.

ÉTICA CRISTÃ

Ética enquanto disciplina teológica. Relações: ética-bíblica, ética-ciências sociais, ética-pessoal, ética-social. Enfoques metodológicos e suas implicações para comportamentos sociais e pessoais. Ética Cristã e temos como: injustiça social-econômica, direitos humanos e políticos. Conceituação de Ética e Moral e suas relações.

EVANGELISMO E MISSÕES 1 E 2

Oferecer ao aluno uma visão geral e panorâmica do Ministério de Missões e Evangelização da Igreja Cristã. Esse assunto tem, muitas vezes, sido relegado a um segundo plano em nossas igrejas, portanto, nossa proposta é levar cada aluno a uma consciência da prioridade da evangelização e Missões na igreja local. Estaremos durante o semestre desenvolvendo atividades de prática de evangelização e missões.

FORMAÇÃO DE LÍDERES

Enfocar a liderança cristã, dentro da Doutrina Bíblica da mordomia. Discutir os diversos aspectos da liderança na igreja do ponto de vista da prática. Compreender o papel do líder na igreja de Jesus.

GEOGRAFIA E ARQUEOLOGIA BÍBLICA
Introdução às disciplinas auxiliares da pesquisa Bíblica - ciências do texto e ciências da terra. Teorias de inspiração e teoria literária. Introdução à História de Israel e do judaísmo como cenário para o surgimento da Bíblia. Introdução à Geografia Bíblica.

GREGO 1 E 2

Familiarizar o aluno com o Grego Koinê e oferecer subsídios para traduzir textos do Novo Testamento com auxílio de um Léxico.

HERMENÊUTICA
A hermenêutica como ciência da interpretação, do dizer, do conhecimento e da linguagem. Circulo hermenêutico. As diferentes leituras e a questão de método. Introdução ao panorama da discussão da interpretação bíblica e ao debate hermenêutico latino-americano. Os principais biblistas da atualidade. As chaves hermenêutico-compreensivas para a tarefa bíblico-teológica na América Latina e Brasil. Introdução às questões filosóficas da Hermenêutica nos séculos XIX e XX.

HISTÓRIA DE MISSÕES
Oferecer ao aluno uma visão geral e panorâmica da História das Missões Cristãs. Esse assunto tem sido lamentavelmente tornado sem valia pelos historiadores, uma vez que tentaram comprimir um número excessivo de datas, eventos, organizações e nomes em um único volume. A história das Missões é, porém, um registro fascinante de lutas e emoções humanas, unidas às tragédias, aventuras, romances, intrigas e tristezas. O cristianismo somente tornou-se a maior religião mundial através dos esforços de seus missionários, um fato que mudou a história do mundo.

HISTÓRIA DOS BATISTAS
Estudo da história dos Batistas. Teorias do surgimento dos batistas. Princípios Batistas. História dos Batistas no Brasil.

HISTÓRIA ECLESIÁSTICA I
O objetivo desta matéria é oferecer ao aluno uma visão geral e panorâmica da Igreja e do Cristianismo ao longo dos seus primeiros cinco (5) séculos de vida. De Atos dos Apóstolos até Agostinho de Hipona, investigaremos alguns personagens e eventos que contribuíram, malévola ou beneficamente.

HISTÓRIA ECLESIÁSTICA II
O objetivo desta matéria é oferecer ao aluno uma visão geral e panorâmica da Igreja e do Cristianismo no período compreendido entre os séculos VI e XXI.

HOMILÉTICA I
Introdução ao estudo da homilética. Aspectos teológicos da homilética. Modelos de elaboração e apresentação da prédica. Técnicas fundamentais de comunicação para pregadores. Metodologia no estudo homilético e preparo de sermões. O caráter crstocêntrico da mensagem cristã.

HOMILÉTICA II
Prática em aulas dos métodos para verificação do aprendizado para uma comunicação eficaz do evangelho.

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I E II
Reflexão filosófica sobre a filosofia. Origens e fontes da filosofia no Ocidente. Seus objetivos, seus métodos e divisões em disciplinas. O ato filosófico como tomada de consciência crítica, como reflexão e posição diante do mundo. Os desenvolvimentos específicos da filosofia. O papel da filosofia na Universidade e na sociedade contemporânea. Introdução ao pensamento filosófico: oriente - ocidente. Filosofia Grega. O surgimento da razão de dentro do mito; dos p´re-socráticos e Aristóteles; da filosofia helênicas aos neoplatônicos. Os pensamentos da Patrística e da Escolástica. O pensamento moderno - do racionalismo ao idealismo alemão e o iluminismo. Os principais movimentos da filosofia contemporânea. Os seus representantes mais significativos. Tópicos da Filosofia na América Latina e no Brasil.

INTRODUÇÃO BÍBLICA

Introdução geral à Bíblia. Panorâmica dos conteúdos dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento. O processo de formação do Antigo Testamento e do Novo Testamento, desde seus fragmentos mais antigos até sua redação ulterior. Processo de formação dos textos canonizados.

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO CRISTÃ I E II
Auxílio na compreensão educacional da igreja para com seus membros, abordagem de um currículo para área de ensino da igreja, compreendendo as divisões etárias.

MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO
Ensino dos Métodos existentes para aplicação e ensino da Bíblia na igreja e para pessoas desejosas a conhecerem mais da Palavra de Deus.

MÉTODOS DE ESTUDO E PESQUISA
Auxiliar aos alunos no desenvolvimento de trabalhos para apresentações de forma correta e coerente com os padrões do seminário, tendo como parâmetros a ABNT. Modelos de comunicação de pesquisa científica: a resenha, resumos, sinopses, ensaio, monografias.

MONOGRAFIA
Apresentação de um trabalho científico sobre um tema teológico, sob a orientação de um professor.

NOVO TESTAMENTO I E II

Análise da origem dos livros do N.T. no seu contexto histórico. Estrutura, conteúdo, problemas e teologia peculiares.

PLANTANDO NOVAS IGREJAS
Análise de metodologias utilizadas na igreja primitiva e nos dias atuais, contextualizando para a realidade local. Os estudantes tem aulas práticas em cidades ou locais onde desenvolvem o início de uma nova igreja local.

PORTUGUÊS I E II
Elementos de orientação para a expressão escrita e oral. O vocabulário, leitura, análise e produção de texto.

PRÁTICA MINISTERIAL

Introdução à teologia da prática pastoral. História e teologia na igreja local - um estudo sobre as posturas pedagógicas da igreja ao longo da história. O ministério educacional na Igreja. Estudo das bases bíblico-exegéticas dos ministérios em conjunto com a prática ministerial da igreja, no contexto latino-americano.

PSICOLOGIA I e II

Promover conhecimento, através de informações sobre Psicologia e algumas Teorias Psicológicas. Proporcionar ao aluno, vivências para reflexão da sua utilização na atuação profissional. Contribuir para a formação de atitudes mais adequadas, como conseqüência do compromisso individual com Cristo.

RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS

Estudo das principais características das religiões: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Catolicismo, Adventistas do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Espiritismo. Estudo das estruturas religiosas em perspectiva histórica.

SEMANA TEOLÓGICA I, II, III, IV, V, VI, VII E VIII
Disciplina de caráter livre, cujo conteúdo programático é apresentado pelo professor convidado, de acordo com o tema e a abordagem escolhida para o semestre.

SOCIOLOGIA
Transmitir ao aluno a consciência da importância do estudo da sociedade para o ministério, ajudando-o no preparo de projetos mais eficientes.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Elaboração de uma monografia de cunho Teológico para conclusão do curso.

TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES
Abordagem da teologia de Missão. Desenvolvendo e compreendendo o papel da igreja no Reino.

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO I E II
Análise crítica da metodologia da Teologia do Antigo Testamento.

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO I E II
Análise crítica da metodologia da Teologia do Novo Testamento.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I
Estudo da revelação, autoridade e inspiração da Bíblia e doutrina da pessoa e atributos de Deus.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
Teologia Sistemática II é uma continuação da Teologia Sistemática I e uma análise das doutrinas da Criação e Queda, o fato do pecado; sua origem, natureza e conseqüências.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA III
Teologia Sistemática III é uma continuação da Teologia Sistemática II e uma análise das doutrinas da pessoa e obra de Cristo e do Espírito Santo.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA IV
Teologia Sistemática IV é uma continuação da Teologia Sistemática III e um estudo da natureza da doutrina Cristã da salvação: plano de salvação, expiação, justificação, regeneração, santificação, arrependimento, fé, restauração e renovação do homem e da Escatologia.

VIDA CRISTÃ
Descobrir que a vida cristã é a própria vida eterna a ser vivida aqui na Terra. Ter a Jesus Cristo como único Modelo de Vida Cristã autêntica a ser observada. Comprometer o viver dos discípulos com o viver do Mestre Jesus Cristo segundo os Seus ensinamentos contidos nas Escrituras Sagradas. Descobrir pelas Escrituras a dinâmica da Vida Cristã e correr rumo à maturidade espiritual.

Seguidores